Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida.
Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental.
Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível – e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por anos.
Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários – a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones.
O que todas essas pessoas tem em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos.
Talvez você tenha tomado uma decisão em sua vida: começar a praticar atividades físicas, parar de fumar, ver menos televisão ou perder peso. Nas primeiras semanas, as coisas vão bem. Você se sente motivado e feliz, e fica até orgulhoso de si mesmo.
Porém, algum tempo depois, a motivação começa a desaparecer e os seus antigos costumes e desejos surgem novamente. E então, antes que você perceba, você está de volta aos seus velhos hábitos ruins.
Você se identifica com essa história? Esse é o poder dos hábitos!
Mas de onde vem todo esse poder, e como nós podemos utilizá-lo para bem e para impulsionar nossas vidas?
Neste resumo, você irá compreender que os hábitos são um mecanismo profundo, muito útil e poderoso de nossos cérebros, e que podem determinar em uma infinidade de maneiras os resultados que obtemos em nossas vidas.
Os hábitos podem nos causar diversos problemas e arruinar nossas vidas, mas também, podem ser ferramentas maravilhosas. Imagine se toda vez que você tivesse que dirigir fosse como a primeira vez que você sentou diante de um volante. A vida seria um caos!
O problema não são os hábitos em si, mas sim, quais hábitos cultivamos. Então, felizmente, ao compreender como os hábitos funcionam, você poderá começar a utilizar o poder dos hábitos ao seu favor, para alavancar a sua vida e obter resultados incríveis.
Os hábitos economizam nossos esforços e facilitam nossas vidas. Eles são ciclos simples formados por uma deixa, uma rotina e uma recompensa.
Os hábitos se consolidam porque criam desejos.
Para mudar um hábito, substitua a velha rotina por uma nova, e acredite profundamente na mudança.
Grandes mudanças podem ser alcançadas ao focar em hábitos angulares e ao conquistar pequenas vitórias.
A força de vontade é o hábito chave para as mudanças em sua vida.
Compreender, construir, desenvolver e seguir bons hábitos não é apenas a chave para obter excelentes resultados em nossas vidas, como também em empresas e até em nossas sociedades.
Todos os hábitos são formados por um ciclo “gatilho-rotina-recompensa”, e a maneira mais fácil de mudar um hábito é substituindo a antiga rotina por algo novo e melhor, enquanto mantém o gatilho e a recompensa.
Alcançar grandes e prolongadas mudanças positivas na vida não é algo fácil, mas podem ser atingidas ao focar em determinados hábitos, como a força de vontade.