Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado, mas pouco produtivo, nesse e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo.
O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.
Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas, chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.
Nesse resumo do livro Essencialismo A disciplinada Busca Por Menos, você perceberá que Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos.
Resumo do livro essencialismo a disciplinada busca por menos: porque não focamos no que realmente precisamos fazer?
Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O essencialista toma as próprias decisões – e só entra em ação se puder fazer a diferença.
Nesta era de abundâncias, sentimos como se precisássemos fazer de tudo. Porém, esta atitude vai de encontro com um fato adverso: não é possível fazer de tudo!
Não podemos ser especialistas em todos os campos da vida, não podemos ter todos os eletrônicos, nem mesmo podemos vivenciar todas as experiências possíveis no mundo. E mesmo se conseguíssemos fazer e ter de tudo, não existe garantia nenhuma de que seríamos mais felizes e realizados.
Na verdade, nossos armários estão cada vez mais lotados de lixo que nunca vamos usar, nossas agendas e rotinas estão cheias de tarefas que nem mesmo iremos executar, e os nossos dias estão repletos de experiências que nem faremos questão de nos lembrar.
Ao invés disso, deveríamos focar no que realmente precisamos fazer, pensar no que é essencial para a nossa felicidade e bem-estar, e eliminar tudo aquilo que apenas tira nossa energia vital e que consome nosso tempo de maneira desnecessária.
Resumo do livro essencialismo a disciplinada busca por menos: entendendo o minimalismo
Como o próprio nome sugere, o conceito de minimalismo se traduz como a iniciativa de ter menos coisas, menos posses materiais, ou apenas a ideia de ter coisas realmente necessárias.
O minimalismo trata-se da adoção de uma vida mais simples, em que a felicidade não está associada à aquisição e ao acúmulo de posses, mas ao significado que cada item tem para aquela pessoa.
Uma palavra também associada ao minimalismo é o desapego. Ou seja, abrir mão de bens materiais em nome de uma vida mais simples, focada em experiências e no real valor das coisas.
Casas minimalistas, por exemplo, são aquelas com uma decoração mais simples, reduzida e clean. O mesmo vale para o guarda-roupas, em que poucas peças proporcionam uma série de combinações criativas e uma maior alegria para o minimalista.
Essa ideia de redução proposta pelo minimalismo faz com que esse conceito esteja muito ligado a fazer melhores escolhas.