Um acordo entre os governos da França e do Brasil resultou no Visto de Férias e Trabalho, conhecido como PVT. Esse programa facilita a viagem de brasileiros para trabalhar e viver na França, e também permite que franceses venham ao Brasil.
O que é o Visto Férias e Trabalho na França?
O visto Férias e Trabalho é para jovens de 18 a 30 anos. Ele oferece a chance de um intercâmbio cultural por um ano, permitindo trabalhar legalmente na França durante esse período. No entanto, não há bolsa ou ajuda financeira, então é preciso comprovar que tem grana para se manter durante a estadia.
Trabalhar na França não só ajuda a pagar as despesas, mas também é uma ótima experiência pessoal e profissional. Ao trabalhar, o jovem se integra na sociedade e compreende melhor a cultura e o estilo de vida do país. Além disso, o visto é uma chance de melhorar no francês, parecido com um Summer Job, mas aqui você consegue o visto antes de procurar emprego.
Documentos Necessários para o Visto
Além da faixa etária, existem outros requisitos para conseguir o visto. Veja a lista dos documentos e procedimentos que você precisa seguir:
- Formulário de pedido de visto de longa duração preenchido e assinado;
- Duas fotos 3,5 x 4,5 cm, atuais;
- Passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade, além de cópias das páginas com seus dados;
- Comprovante de residência no Brasil;
- Cópia da identidade;
- Carta de motivação explicando seu objetivo;
- Currículo;
- Comprovante de conhecimento da língua francesa (não obrigatório, mas recomendado);
- Comprovante financeiro: extrato bancário recente ou declaração do banco com pelo menos 2.500 euros (ou equivalente em reais);
- Seguro de saúde internacional para todo o período da estadia, cobrindo todos os riscos;
- Atestado médico de boa saúde;
- Atestado de antecedentes criminais;
- Comprovação de rendimentos para a compra da passagem aérea.
Como Solicitar o Visto Férias-Trabalho?
Desde 1º de março de 2018, você pode solicitar o visto Férias-Trabalho na representação diplomática ou consular da França no Brasil. É necessário agendar uma entrevista e entregar os documentos em duas vias: original e cópia.
Esse visto é válido por um ano, e a estadia não pode ultrapassar esse tempo. Em algumas situações, o período de trabalho pode ser limitado. As solicitações podem ser feitas com até 2 meses de antecedência da viagem.
Quanto Custa o Visto Férias e Trabalho na França?
Atualmente, o visto PVT é gratuito. Lembre-se que, ao obter o visto, você não pode levar acompanhantes ou solicitar reunião familiar enquanto estiver na França.
Comprovação de Renda para o Visto
Para conseguir o visto, você deve comprovar que possui pelo menos 2.500 euros para se manter durante o programa. Abrir uma conta em um banco como o Wise pode ser uma boa opção para economizar esse valor. A conta é gratuita e permite que você já comece a juntar os euros necessários.
Onde Solicitar o Visto PVT para a França?
Para solicitar o visto, você deve entregar seus documentos na Embaixada ou no Consulado da França mais próximo. A França tem representações nas seguintes cidades do Brasil, cada uma cobrindo diferentes estados:
- Embaixada da França em Brasília: atende GO, AC, AP, AM, PA, MT, RR, RO e TO;
- Consulado da França em Recife: atende AL, BA, CE, MA, PB, PE, RN, SE e PI;
- Consulado da França no Rio de Janeiro: atende RJ, MG e ES;
- Consulado da França em São Paulo: atende SP, PR, SC, RS e MS.
Em Quanto Tempo o Visto Férias-Trabalho Fica Pronto?
Segundo a Embaixada, o prazo para emissão do visto Férias-Trabalho varia entre três semanas e dois meses. Por isso, é melhor fazer seu pedido o quanto antes.
A Embaixada já alertou que, em abril de 2024, não havia mais datas disponíveis para quem queria emitir o visto em 2024. Já em janeiro de 2025, a demanda foi tão grande que a cota foi excedida. Vale a pena se organizar com bastante antecedência!
Necessidade de Falar Francês para o PVT
Embora não seja obrigatório dominar o francês para obter o visto, ter algum conhecimento da língua é essencial para conseguir um emprego legal e que combine com você. Não é preciso apresentar provas de proficiência, como o DELF, mas se você tiver, vale a pena incluir no seu dossiê e no currículo.
É Possível Trabalhar na França Após o Visto Férias-Trabalho?
Infelizmente, não. O visto Férias-Trabalho não pode ser prorrogado ou transformado em autorização de residência. Quando o visto acaba, você precisa sair da França. Se quiser voltar, deve voltar ao Brasil e solicitar um novo visto ou entrar como turista.
Limite de Vistos de Férias e Trabalho para a França
O número de vistos PVT permitidos é limitado. Aqui estão os números para alguns países:
- 7.000 para o Canadá;
- 2.000 para a Coreia;
- 1.800 para o Japão;
- 1.500 para a Argentina;
- 750 para Brasil e Taiwan;
- 400 para Chile e Colômbia;
- 300 para Equador, México, Peru e Uruguai.
Dicas para Estudar Francês
Se você tem um Kindle, pode aproveitar o Kindle Unlimited, que oferece 30 dias grátis. Há uma variedade enorme de livros, incluindo muitos em francês. O primeiro mês é grátis e você pode cancelar a qualquer momento. Depois, é R$ 19,90 por mês.
Como Fazer uma Boa Candidatura?
Estudar fora pode parecer difícil, mas com a estratégia certa, é possível. O programa de mentoria do Partiu Intercâmbio ajuda estudantes a conseguir bolsas e aprovações nas melhores universidades. A orientação personalizada faz toda a diferença.
As inscrições para o programa são limitadas e acontecem em janeiro e julho. Se você tiver dúvidas, pode marcar um horário individual para conversar. Não perca essa chance de realizar seu sonho de estudar fora!
Economizar em Moeda Estrangeira
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira. Usar a conta multimoedas do Wise é uma boa opção, pois as taxas são menores em comparação aos bancos tradicionais. Assim, você poderá fazer pagamentos com muito mais economia.
Fique à vontade para consultar sobre o programa e agendar seu pedido de visto. Além disso, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e se inscrever na nossa newsletter para ficar sempre por dentro das novidades e dicas sobre intercâmbio.