Quem sonha em estudar na Stanford University precisa saber que a seleção é bem acirrada. Afinal, Stanford é uma das melhores universidades do mundo. Em 2024, ficou em segundo lugar no ranking da Times Higher Education, só atrás de Oxford. Para te ajudar a entender melhor o processo de candidatura, conversamos com Sophia Stoughton, diretora assistente do escritório de admissão de graduação de Stanford. Confira as dicas dela!
Redações, cartas e atividades
Sophia explica que a universidade procura algumas características nos candidatos. “Buscamos alunos apaixonados, que se dedicam ao aprendizado, são curiosos, atentos, engajados e gentis. queremos estudantes que ajudem a criar uma comunidade positiva”, afirma.
Além disso, ela destaca que o currículo acadêmico é importante, mas não é tudo: “É legal ver alunos que cursaram matérias desafiadoras e se saíram bem. Mas isso não é o único fator na sua aplicação. Use as redações para mostrar seus interesses, o que importa para você e como você pode contribuir para a comunidade de Stanford”.
Se as notas não foram boas em algum momento, isso pode ser uma parte da sua história nas redações. “Se houver algo por trás de notas baixas, conte. Isso pode ajudar a entender seu desempenho no contexto das suas experiências”, sugere Sophia.
Para os estudantes internacionais, ela ressalta: “Cada candidato traz experiências e diferentes visões de mundo. Conte como viver em outro país te influenciou e como isso pode contribuir para a comunidade de Stanford”.
Ela também comenta que atividades extracurriculares são uma ótima forma de mostrar seu comprometimento, liderança e envolvimento em algo que você realmente curte. As cartas de recomendação dos professores também são importantes, pois mostram como você interage com os outros e quem você é em sala de aula.
Testes e auxílio financeiro para estudar em Stanford
Sophia explica que o processo de auxílio financeiro para estudantes internacionais é diferente do que acontece com os cidadãos dos EUA. Quando um estudante internacional pede ajuda com bolsas, isso pode influenciar a análise da candidatura, tornando-a mais rigorosa. Ou seja, se você pedir auxílio financeiro, sua candidatura pode ser examinada com mais cuidado.
“Mesmo assim, atenderemos a todas as necessidades dos estudantes que forem admitidos, mas é um detalhe que é importante considerar. Para cidadãos dos EUA e residentes permanentes, o status de auxílio financeiro não afeta a decisão de admissão”, afirma.
Outro ponto a ser considerado é a necessidade de enviar notas do SAT ou do ACT, que são testes usados para avaliar os candidatos. Para estudantes internacionais, isso pode ser um desafio a mais. Recentemente, a Stanford decidiu que os candidatos que quiserem se inscrever para o ciclo de estudos que começa no outono de 2025 precisarão fazer esses testes.
Exames de proficiência em inglês
No caso da graduação, Stanford não exige que os candidatos enviem notas de testes de proficiência em inglês, como o TOEFL. “É fundamental ser fluente em inglês para ser admitido em Stanford. Se você acha que suas habilidades em inglês estão claras em outras partes da sua inscrição, como nas redações ou por estar em uma escola que ensina em inglês, não é necessário enviar pontuações”, explica Sophia.
Mas, atenção: embora os testes de proficiência em inglês sejam opcionais, se o estudante achar que suas habilidades não estão claras em outros documentos, ele pode optar por enviar as notas para dar mais confiança ao escritório de admissões sobre seu nível de inglês.
Últimas considerações
Para concluir, Sophia tem uma mensagem importante: “Se Stanford parece a universidade certa para você, não hesite em se inscrever! Estudantes internacionais são fundamentais para nossa comunidade, e aceitamos candidaturas de todo o mundo”.
Preparatório para estudar fora
Se você está querendo estudar em Stanford ou em qualquer outra universidade internacional, o Prep Graduação Online pode ser uma boa pedida. Este programa é um preparatório 100% gratuito que ajuda jovens brasileiros a entenderem os processos seletivos de universidades no exterior. O curso, que tem 12 horas de conteúdo, ensina tudo que você precisa saber.
O preparatório também conta com representantes de universidades renomadas como Harvard, Brown, Universidade da Pensilvânia, Johns Hopkins e Babson College, entre outras. Se interessou? Então se inscreva para garantir sua vaga!