A Comissão Fulbright Brasil vai oferecer, neste ano, 101 bolsas para brasileiros estudarem nos Estados Unidos. Essas bolsas são voltadas para quem deseja estudar ou realizar pesquisa em solo americano, em 2026. A Fulbright oferece essas oportunidades para profissionais em meio de carreira, formados em Letras, estudantes de doutorado e professores universitários. Ao todo, serão 101 bolsas disponíveis em diversas universidades de prestígio nos EUA.
Alguns programas têm parceria com universidades específicas, mas a bolsa para doutorado sanduíche permite que você busque instituições como Harvard, Stanford, Yale, NYU, MIT, entre outras de sua escolha.
Aqui no blog, já discutimos as bolsas da Fulbright voltadas para quem ainda não se formou no doutorado, já que a maioria das oportunidades é para professores com carreira consolidada. Entretanto, vale destacar que as vagas disponíveis para quem está no mestrado são bem mais numerosas.
Como funciona a candidatura para as bolsas Fulbright de 2025
As inscrições para a maior parte das bolsas para brasileiros nos EUA em 2025 devem ser feitas online no site da Fulbright Brasil até 3 de agosto, com algumas exceções. As bolsas geralmente incluem seguro-saúde, passagem aérea, manutenção nos EUA, visto J1 e outros benefícios conforme cada programa.
Bolsa de doutorado sanduíche nos EUA em 2025
Uma das bolsas mais concorridas da Fulbright é a destinada ao doutorado sanduíche. Estudantes brasileiros em qualquer área do conhecimento podem se inscrever para uma das 50 bolsas oferecidas, com duração de nove meses, começando em agosto ou setembro de 2026 e terminando em abril ou maio de 2027.
Os candidatos precisam ter proficiência em inglês e ter uma aceitação em uma universidade americana para se inscrever. Recentemente, um ex-bolsista, Aloísio Orlando Júnior, compartilhou dicas sobre o processo de candidatura, ajudando quem busca participar desse programa.
FLTA: ensino de português nos EUA
O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) é uma bolsa que oferece a 12 candidatos a chance de ensinar português em universidades dos EUA. Para se inscrever, é preciso ser formado em Letras (português e/ou inglês). A duração da bolsa é de nove meses.
Os selecionados não só ensinam, como também fazem cursos sobre a cultura e história dos EUA e outras matérias de seu interesse. Em 2017, entrevistamos Larissa Goulart, que foi FLTA na Universidade do Nebraska. João Pedro Amaral também compartilhou suas experiências enquanto FLTA na Towson University.
Bolsa para professor e pesquisador visitante nos EUA
Professores e pesquisadores de diversas áreas que já têm doutorado e trabalham em instituições brasileiras podem se candidatar a 10 bolsas. A duração varia entre três a quatro meses, e os selecionados devem realizar palestras ou pesquisas em instituições de ensino superior dos EUA. Também é necessário ter uma carta de aceitação da instituição anfitriã.
Cátedras em diversas áreas
A Fulbright também dá bolsas para cátedras específicas, como em Inteligência Artificial e Sociedade na Universidade do Texas, em Austin, que é destinada a professores com experiência na área. O valor da bolsa cobre despesas de manutenção e passagem aérea.
Outra opção é a Cátedra em Saúde Pública na Universidade da Califórnia, San Diego, voltada para professores que queiram lecionar nessa área. A bolsa cobre despesas semelhantes e tem duração de quatro meses.
Há também cátedras em Belas Artes na Universidade de Illinois, em Pesquisa em Câncer na M.D. Anderson, e em Humanidades e Ciências Sociais na Universidade de Pittsburgh (PITT). Cada um desses programas tem requisitos específicos, como experiência profissional e fluência em inglês, além do valor das bolsas que varia de acordo com a cátedra.
Ganhe experiência em Engenharia e Ciência de Dados
A Florida Polytechnic University oferece uma cátedra em Engenharia e Ciência de Dados, que também exige comprovação de experiência na área. A bolsa cobre despesas durante quatro meses, enquanto o selecionado dá aulas e faz pesquisa.
Para quem atua em Artes, Humanidades e Ciências Sociais, também há uma oportunidade na Yale University, que requer experiência em Estudos Latino-Americanos. O selecionado recebe uma bolsa para cobrir suas despesas.
Por fim, a Cátedra em Literatura Brasileira na Universidade de Brown é outra opção. O candidato deve lecionar um seminário avançado e ter a experiência necessária para se inscrever.
Prova de proficiência em inglês
Importante ressaltar que as inscrições para as bolsas da Fulbright aceitam versões online da prova de proficiência, como o TOEFL Home Edition e o exame do Duolingo. Isso amplia as possibilidades para quem pretende se candidatar.
Dúvidas sobre a candidatura?
Se você está em busca de orientação, o blog oferece um programa de mentoria que já ajudou diversos brasileiros a conquistar bolsas de estudos no exterior. O programa tem um bom histórico e é voltado para ajudar na candidatura.
Como economizar nas taxas?
Recomendamos também juntar dinheiro em moeda estrangeira e fazer pagamentos de taxas de prova de proficiência através de contas que possuem taxas menores, como a do Wise. Isso pode ajudar a economizar bastante.
Toda semana temos conteúdos novos sobre oportunidades de intercambio e dicas para conquistar uma bolsa de estudos. Acompanhe nosso canal para não perder nada e fique ligado nas nossas redes sociais, onde também falamos sobre candidaturas e processos seletivos.