Elogiado pela crítica e pelo público, O Labirinto do Fauno foi um dos grandes destaques do cinema em 2006. Indicado a seis Oscar e vencedor de três – melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor maquiagem –, a obra-prima de Guillermo del Toro é a que melhor representa seu estilo: uma fantasia sombria, com toques de terror e esperança.
As três tarefas
A chave na barriga do sapo
Um sapo monstruoso se acomodou nas raízes de uma figueira e não deixou a árvore se desenvolver. Em sua primeira tarefa para retornar ao Reino Subterrâneo, Ofélia precisaria colocar três pedras mágicas na boca do sapo e depois pegar a chave de ouro de dentro da barriga dele.
O punhal do Homem Pálido
O Homem Pálido era uma criatura que vagava pela região roubando criancinhas dos vilarejos vizinhos, arrastando-as para seu covil subterrâneo e as devorando. Coube a Ofélia entrar no submundo e roubar o punhal dourado do monstro sem olhos.
A última tarefa
A tarefa mais complicada de todas permaneceria em segredo até que Ofélia completasse as outras duas. As instruções seriam dadas pessoalmente pelo próprio Fauno. Mas Faunos podem ser traiçoeiros, e talvez Ofélia tenha que abrir mão de muito mais do que imaginava.
Conheça os personagens
Ofélia – Com apenas treze anos, Ofélia já conhecia bem a dor da perda – seu pai havia morrido um ano antes e ela sentia muita saudade, principalmente após ir morar com o padrasto, o Capitão Vidal, um homem cruel e perigoso. Quando o Fauno revelou que ela era uma princesa do Reino Subterrâneo, sua esperança de escapar daquele mundo de horrores ressurgiu.
Capitão Vidal – Austero e impecavelmente vestido com seu uniforme, o Capitão Vidal adorava destruir aqueles que considerava fracos. Sempre atento ao relógio de bolso que herdou do pai, o homem comandava uma tropa que lutava dia e noite para aniquilar os rebeldes que se opunham ao governo fascista do general Franco.
Mercedes – Magra e pálida, Mercedes era a governanta da casa do Capitão Vidal. Para Ofélia, ela parecia uma princesa disfarçada ou uma feiticeira. Secretamente, a mulher ajudava os rebeldes junto com o dr. Ferreiro.
Dr. Ferreiro – Médico da casa do Capitão Vidal, o dr. Ferreiro era um homem bom e gentil. Chamado para cuidar da mãe de Ofélia, que estava grávida, o médico era cúmplice de Mercedes e também ajudava a tratar os rebeldes escondidos na floresta.