Cara, imagina o terror na sua forma mais profunda. Uma visão tão terrível e ancestral que seja simplesmente impossível de ser traduzida em palavras, o que faz com que aqueles que têm um mero vislumbre desse mundo paralelo simplesmente enlouqueçam.
É dessa dimensão de criaturas tão velhas quanto o próprio tempo e feitas de pura maldade que saíram as ideias para filmes como Aliens, O Enigma de Outro Mundo, O Nevoeiro e até coisas mais novas, como Círculo de Fogo e Stranger Things.
Mas isso tudo teve um começo. Começou com um cara chamado HP Lovecraft. A gente vai falar sobre ele e sobre a obra dele, que recebeu esse tratamento sensacional nesse livro lindo da Darkside que acabou de sair agora mesmo, então se liga aí.
Resumo do livro Contos de hp lovecraft | O design do livro
Pois é mas hoje é dia de falar sobre esse livro sensacional da Darkside que se chama Lovecraft Medo Clássico Volume 1, ue reúne os principais contos do HP lovecraft, além de trazer também várias notas feitas à mão por ele que são extremamente interessantes. Além disso, cara olha para este livro, ele é uma obra de arte.
Ele tem esse verde fosforescente, os olhos do Cthulho brilham no escuro, as páginas são todas pretas, e tem esse marcador de páginas que é a marca registrada da Darkside e que eu simplesmente amo. A caveirinha nunca decepciona…
Resumo do livro Contos de hp lovecraft | A referencia do autor
Esse livro veio com uma obra infantil que é o Fantástico Alfabeto Lovecraft, que consegue a façanha de transformar os pesadelos do autor em criaturinhas fofinhas, para que os seus irmãos menores, ou seus filhos, ou seus sobrinhos possam curtir também…
Cara, eu particularmente considero o HP Lovecraft o pai de todos os monstros modernos.
Só para você ter uma ideia da abrangência da influência dele na cultura pop, Chega a ser até difícil não associar qualquer obra relacionada a criaturas colossais, vindas de espaço ou de outras dimensões, com o trabalho do autor.
Nos quadrinhos, Alan Moore e Grant Morrison tem influências muito grandes de HP Lovecraft, e o próprio universo de antagonistas do Doutor Estranho, com seres de dimensões paralelas, de pura maldade, eles são uma referência direta à obra do escritor. O nosso queridíssimo Shuma Gorath é a referência mais escancarada, sendo uma adaptação do próprio Cthulhu.
Vai dizer que ele não lembra o cara… Olha aqui. Além disso, os nomes que o Stephen Strange invoca várias vezes, também lembram a nomenclatura criada pelo Lovecraft.
Resumo do livro Contos de hp lovecraft | Referencias musicais presentes nas obras literárias
Na música, os contos do HP Lovecraft também influenciaram muita gente, do produtor de música eletrônica Deadmous, até Metallica e Black Sabbath. O caso do Metallica é ainda mais emblemático. O saudosismo baixista Cliff Burton, apresentou o autor para os outros integrantes da banda, essa história é contada aqui nesse livro, a biografia do Metallica.
E desde então a literatura e o cinema passaram a fazer parte do imaginário das letras da banda.
Eles gravaram uma música instrumental chamada “The Call of Ktulu”, inspirada no conto mais importante do autor, e depois outras homenagens, como “The Thing That Should not Be” e “Deram No More”.
Cliff Burton, que Deus o tenha, era uma pessoa iluminada. Grande perda. A capa de um dos discos ao vivo do Iron Maiden, Live After Death, traz uma citação recorrente em várias histórias do HP lovecraft.
“Morto não está o que pode eternamente jazer
E com estranhos Éons até a morte pode morrer…”
Inclusive o próprio HP Lovecraft tá aqui na lápide do Eddie. Esse disco é demais…
Antes que você me pergunte, éon é uma unidade de tempo gigantesca, incapaz de ser medida.
Tudo bem, mas por que esse cara foi tão importante para cultura pop?
Porquê, pequeno gafanhoto, ele criou um conceito literário conhecido como Terror Cósmico. Como é que uma coisa com esse nome pode não ser legal, né? Basicamente, o que o HP Lovecraft fez foi pegar o