O setor dos RH é um dos setores que mais tem beneficiado com o desenvolvimento da inteligência artificial. Embora possa parecer contraditório, dada a crença de que contribui para a destruição de postos de trabalho, a realidade é bem diferente. É inegável o impacto que teve na procura de novos trabalhadores, mais ainda nos últimos 20 anos.
É uma tecnologia que revolucionou as formas de recrutamento de pessoal, a gestão do trabalho quotidiano e a avaliação de talentos, para dar apenas alguns exemplos. São poucas as áreas relacionadas com os RH que não tenham sido otimizadas de uma forma ou de outra. E o interesse do setor pela IA está a aumentar a cada novo desenvolvimento, o que não é de surpreender.
Afinal de contas, uma tecnologia que pode reduzir o tempo de contratação em 50% não pode deixar de suscitar interesse, mesmo que não seja uma solução perfeita e não tenha a pretensão de o ser. A IA nos RH simplesmente torna menos dispendioso um trabalho que costumava ser caro, entre muitos outros benefícios.
Qual é o estado atual da Inteligência Artificial para RH?
Os recursos da Inteligência Artificial em RH continuam a se expandir à medida que o setor tira proveito dela. Embora inicialmente oferecesse pouco suporte (recebimento e revisão de currículos), o estado atual da tecnologia é muito mais completo e diversificado. Um salto gigantesco foi dado em um curto período de tempo.
Um dos impactos mais importantes ocorreu nos processos administrativos. Caracterizados por sua alta carga de trabalho e monotonia, a IA em RH conseguiu simplificá-los por meio da automação, tornando-os mais precisos e flexíveis. Por exemplo, quando se trata de notificar uma força de trabalho inteira, basta criar um fluxo de trabalho e deixá-lo agir por conta própria.
Isso economizou muito tempo e permitiu que os funcionários se concentrassem em tarefas mais valiosas. Uma dessas tarefas é a análise das avaliações da equipe em busca de talentos que a empresa já possui, mas que não conseguiu encontrar, muito menos desenvolver. Como a tecnologia é capaz de processar especificamente grandes volumes de dados, é mais simples obter informações que antes estavam ocultas.
Também houve melhorias na forma como a integração é realizada, um processo que pode ser problemático, por exemplo, quando os recém-chegados não são devidamente acompanhados. Essas situações agora são coisa do passado, pois um chatbot é capaz de oferecer respostas a perguntas frequentes e fornecer a documentação necessária para acelerar a integração.
É útil até mesmo quando se trata de gerar e enviar folhas de pagamento. Embora seja um processo recorrente, ele é notório por sua sensibilidade. Um atraso pode prejudicar a satisfação do funcionário; o mesmo vale para erros. Para evitar problemas, melhorar a pontualidade e a personalização, a Inteligência Artificial no RH se encarrega de coletar incidentes, verificar os dados dos funcionários e distribuir o documento final a todos.
Áreas de RH em que a Inteligência Artificial se destaca
Há algumas áreas em que a IA no RH é particularmente útil e decisiva. Uma das mais proeminentes é o treinamento e o desenvolvimento da equipe, dada a sua importância para o futuro de uma empresa. Se o conhecimento ou as habilidades da força de trabalho não forem adquiridos e retreinados, a competitividade será gradualmente corroída.
Com o apoio da IA, é possível estabelecer caminhos de treinamento personalizados, detectar lacunas de conhecimento ou entender melhor a evolução dos funcionários. Dessa forma, a empresa age proativamente para manter sua sobrevivência em longo prazo.
Intimamente relacionados ao bem-estar e ao desenvolvimento de cada funcionário, o gerenciamento de talentos e o gerenciamento de pessoal também são aprimorados. O primeiro envolve o monitoramento do desempenho dos funcionários a fim de encontrar os perfis mais destacados e explorar todo o seu potencial.
O segundo abrange várias tarefas, como a alocação de férias, autorizações de trabalho ou a criação de um contrato, com o objetivo de facilitar o trabalho diário. Em ambos os casos, a Inteligência Artificial é fundamental para processar dados, automatizar tarefas e reduzir o impacto da parcialidade e do erro humano.
Como a Inteligência Artificial é integrada ao RH no dia a dia?
A integração da IA em RH é obtida por meio das diferentes funcionalidades oferecidas pelas ferramentas de gestão de pessoas. Cada uma delas é aprimorada pelos mais recentes avanços tecnológicos, ajudando a simplificar uma ampla variedade de tarefas.
Há uma ferramenta flexível disponível que pode ser adaptada às necessidades específicas da empresa, independentemente de seu tamanho. Por exemplo, é simplificado para fornecer feedback contínuo aos funcionários com base em seu desempenho. Isso é possível graças à coleta de dados sobre o desempenho de cada funcionário, avaliações anteriores ou treinamento.
Além disso, quando se trata de recrutamento e seleção, ele está presente do início ao fim. Ele automatiza a publicação de ofertas de emprego, o recebimento de currículos, sua triagem e é capaz de recomendar candidatos. Dessa forma, o recrutador otimiza seu tempo de trabalho e tem mais informações de qualidade para tomar decisões.
E não para por aí, pois ferramentas avançadas, como o chatbot, aperfeiçoam e automatizam a comunicação entre o candidato e a pessoa responsável pelo processo de seleção. No entanto, embora a IA esteja encarregada de grande parte do processo, o recrutador sempre tem a última palavra e pode supervisionar qualquer aspecto sempre que julgar apropriado.
Afinal de contas, o software aprimora, por meio da tecnologia, as capacidades dos seres humanos que o utilizam. Se houver vieses ou preconceitos, a culpa não pode ser atribuída à IA.
A Inteligência Artificial é apenas mais uma ferramenta à disposição dos especialistas em RH, embora seja uma ferramenta altamente avançada e valiosa. No entanto, ela é cercada por vários mitos que levam a um mal-entendido ou exagero de seu potencial e não ajudam a entender sua natureza.
Para se aprofundar nessa tecnologia empolgante, que tem um futuro longo e brilhante, os profissionais da Bizneo HR elaboraram um guia sobre as aplicações da Inteligência Artificial em Recursos Humanos e os riscos envolvidos em seu uso. Ao fazer o download, você aprenderá por que a IA em RH é tão valiosa e, ao mesmo tempo, tão necessária para esse departamento, com o objetivo final de aproveitar seus incríveis recursos em sua própria empresa.